LEITURA HAGIOGRÁFICA PARA O OFÍCIO DE LEITURAS DO 13 DE JULHO


Dos escritos espirituais de Santa Teresa de Jesus dos Andes

Só Jesus é belo

Só Jesus é belo. Só Ele pode fazer-me fruir. Chamo-O, choro, busco-O dentro de minha alma. Quero que Jesus me triture interiormente para ser hóstia pura onde Ele possa descansar. Quero estar sedenta de amor para que outras almas possuam esse amor. Que eu morra para as criaturas e para mim mesma, a fim de que Ele viva em mim.

Há algo bom, belo, verdadeiro, que possamos conceber que não esteja em Jesus? Sabedoria, para a qual não há nada secreto; poder, para o qual não existe o impossível; justiça, que o faz encarnar-se para satisfazer o pecado; providência, que sempre vela e sustenta; misericórdia, que jamais deixa de perdoar; bondade, que esquece as ofensas de suas criaturas; amor, que reúne todas as ternuras de uma mãe, de irmão, de esposo, e que, fazendo-o sair do abismo de sua grandeza, o une estreitamente a suas criaturas; beleza, que extasia... Que outra coisa imaginas que não esteja nesse Homem-Deus ?

Temes acaso que o abismo da grandeza de Deus e do teu nada jamais poderão unir-se? Existe n'Ele amor, e essa paixão o fez encarnar-se para que, vendo um Homem-Deus, não temessem aproximar-se d'Ele... Essa paixão o fez transformar-se em pão, para poder assimilar e fazer desaparecer nosso nada em seu Ser infinito. Ela o fez dar sua vida, sofrendo morte de cruz.

Temes aproximar-te d'Ele? Olha-o cercado de crianças. Acaricia-as, estreita-as contra seu coração. Olha-o no meio de seu rebanho fiel carregando sobre os ombros a ovelha infiel. Olha-o junto ao túmulo de Lázaro. E ouve o que disse à Madalena: Muito lhe foi perdoado porque muito amou. O que descobres nessas passagens do evangelho, senão um coração bom, manso, terno, compassivo, um coração, enfim, de um Deus ?

Ele é minha riqueza infinita, minha beatitude, meu céu.